quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Cada um no seu lugar!

Cá estamos nós na nossa primeira postagem de 2014. E para começar esse ano (que já começou faz tempo) mais uma dessas tantas experiências com Deus que tenho compartilhado neste blog há quase 6 anos. Outra vez Ele me mostrou que fala através de pequenas coisas que vemos ou que acontecem no nosso dia-a-dia. Mais uma vez Ele mostrou que muitas vezes o que achamos ser bom ou suficiente para nós mesmos nem sempre é realmente bom e satisfatório. E isso só se aprende com o tempo.
Nesses últimos tempos tenho aprendido com Deus que menos é mais. É um clichê, eu sei, mas expressa de forma sucinta o que tenho visto esses dias. Muitos momentos que tenho testemunhado ultimamente mostram que todas as vezes em que as pessoas quiseram se engrandecer ou chamar a atenção de qualquer jeito, elas acabaram sendo diminuídas de forma frustrante e, em alguns casos, de forma humilhante.
Na Bíblia existe uma passagem que expressa bem o pedido de Deus, através de Jesus, de que sejamos mais prudentes e comedidos antes de nos engrandecermos. O trecho se encontra no Evangelho de Lucas, no capítulo 14,  dos versículos 8 a 11. A passagem exemplifica bem o que podemos dizer acerca de "se pôr no seu lugar", literalmente.
Nela, Jesus observa como os convidados de uma comemoração escolhiam os melhores lugares, os lugares de honra, para se sentarem, e nos deixou os seguintes conselhos: Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar; [para que] não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu e, vindo o [anfitrião] que convidou a ti e a ele, te diga: 'Dá o lugar a este'; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar. Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: ‘Amigo, sobe mais para cima.’ Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa. Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”. Lucas 14.8-11
As palavras de Jesus não nos pedem algo que jamais conseguiríamos fazer. A coisa toda é, no fundo, bem simples. Basta que nos guardemos um pouco mais de uma exposição desnecessária, de uma honra que não é nossa, de uma glória a qual ainda não merecemos e não fizemos por onde. Isso, para algumas pessoas, que precisam da atenção e do reconhecimento alheios para se sentirem bem, pode ser difícil e doloroso. Porém, como está escrito nos versículos acima, é bem melhor ser modesto e conseguir ser exaltado pelo seu valor, do que se exaltar e acabar sendo diminuído de forma pouco amistosa. O que Jesus quis mesmo era nos guardar dos nossos próprios males e enganos.
Eu tenho aprendido isso nesse tempo. Falar menos, me colocar menos nas situações, me reservar mais aos momentos em que sou realmente necessário e me colocar no meu lugar são atitudes que têm me ajudado a crescer e me portar como adulto. Todos nós temos o nosso valor. Ele será reconhecido no momento certo, de acordo com o quanto o tivermos aumentado ao longo da nossa vida. E nenhum reconhecimento humano é maior que o reconhecimento de Deus sobre as nossas vidas.

Que Deus possa te abençoar e mostrar o caminho certo para sua vida.