domingo, 31 de janeiro de 2016

Revisão, renovação

Cá estou, escrevendo neste blog, prestes, mais uma vez, a viver um momento muito importante na minha vida. Daqui a algumas horas eu estou partindo para Portugal, uma viagem que parecia tão longe que eu achava que nunca ia chegar. Mas o dia chegou. Estou indo de mudança para um novo país, um novo continente, novas oportunidades, novas experiências e,.por que não, uma nova vida. 

Mudanças sempre causam medo e apreensão, mas são necessárias para o nosso crescimento. O clichê é antigo, mas acredito que seja válido para representar esse momento, de tantas transformações. Quando esses tempos de partida chegam, é impossível não olhar para trás e ver tudo o que já aconteceu, que nos trouxe até ali. Tudo o que eu vivi, tudo que me fizeram, tudo o que aconteceu comigo, todas as minhas escolhas erradas e acertadas, todas fizeram do que eu sou, todas me trouxeram aonde estou, e vejo que foram necessárias para que eu amadurecesse.

Vejo que tenho muito o que crescer como pessoa, como estudante, como profissional, e sei que esse processo não será fácil, mas será precioso para mim durante a minha vida. Acho que olhar para trás é bom, pois você vê de onde veio, e consegue saber melhor para onde quer ir. Mas chega o momento de deixar para trás o que ficou para trás, e viver o novo que se mostra à frente. Há alguns dias, recebi uma mensagem em uma imagem que dizia: "Pare de olhar para trás, você já sabe onde esteve, agora é hora de olhar para onde você vai". Acho que estou vivendo os dois períodos, de revisão e renovação, vendo de onde vim, olhando para onde vou. As lágrimas são inevitáveis, pois tudo foi difícil, mas foram vitórias, que merecem ser comemoradas. 

E a comemoração começa agora. A festa da colheita já começou, os frutos já estão maduros. Agora é hora de desfrutar, agora é hora de viver intensamente o novo que se apresenta à frente.

Dentro de horas, estarei em Portugal, e de lá, tentarei continuar escrevendo neste diário digital. Até!